BUSCA / O QUE VOCÊ PROCURA? DIGITE E ENCONTRE AQUI

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fique magra com saúde!


Como eu disse no post anterior,mais importante do que ficar ainda mais linda é que tenham saúde!

Algumas dicas básicas para que vocês possam se inspirar:

Alimentação

Acredite na máxima que diz "você é o que você come". Para queimar a gordura abdominal, é bom seguir uma dieta balanceada e fazer uso de alimentos "coringas". A nutricionista e farmacêutica Lucyanna Kalluf dá dicas valiosas de alimentação para quem quer ficar mais esbelta.

Alimentos que ajudam: A combinação entre magnésio (encontrado em folhas verde-escuras, maçã, figo, abacate, banana, gergelim, tofu, arroz integral), cálcio (especialmente espinafre, couve, brócolis, soja, feijões), silício (broto de alfafa, beterraba, arroz integral e soja) e vitamina B6 (espinafre, semente de girassol, nozes, germe de trigo, ovo, abacate, banana, lentilha) é importante para reduzir o inchaço e ajudar a regulação metabólica.

Os alimentos ricos em potássio também são fundamentais, pois são naturalmente diuréticos - alface, banana, brócolis, chicória, espinafre, couve manteiga, inhame, broto de alfafa, beterraba, maracujá, mamão, goiaba, atum, sardinha, lentilha, feijão. "Além disso, há as fibras solúveis e insolúveis (frutas, aveia, farelos), que aumentam a freqüência evacuatória, diminuem a formação dos gases intestinais e, conseqüentemente, o inchaço no local", acrescenta Lucyanna. Para dar fim à compulsão de querer comer a toda hora, vale a pena investir em abacaxi (duas fatias por dia), aveia (duas colheres de sopa ao dia), pão integral (até duas fatias por dia), ovo (até duas colheres de sopa de ovo mexido por dia) e banana (até duas por dia), que dão a sensação de saciedade.

O que atrapalha: Sal em excesso, alimentos embutidos e processados e o excesso de proteína animal (carne vermelha) retêm líquido. "Tudo isso, quando ingerido constantemente, faz com que a proteína fique mal digerida (faltam enzimas para quebrar essas moléculas) e sobrecarrega os rins, causando mais inchaço", alerta a nutricionista.

Ela frisa que os carboidratos simples (açúcares e farináceos, em geral) também devem ser evitados. "São alimentos refinados, pobres em vitaminas e minerais, que causam fermentação e produção de gases que levam à distensão abdominal e acúmulo de gordura na região", diz Lucyanna. O mesmo vale para aquele cafezinho no trabalho e para o chope do fim-de-semana: tanto laticínios e refrigerantes, quanto cafeína e álcool devem ser reduzidos significativamente.

Chás e sucos: A nutricionista aconselha a tomar chás com mais freqüência para desintoxicar e desinchar normalmente. "As folhas, além dos princípios ativos de suas plantas, ainda têm potássio, ajudando a diminuir a retenção de líquidos com propriedades para queimar a gordura. Alguns exemplos: chá verde, chá branco, hibiscus, cavalinha, dente de leão e carqueja", cita. Ela também dá a dica de um suco desintoxicante e diurético para se tormar logo ao acordar: "Bata meia cenoura, uma folha de couve, uma fatia de abacaxi, uma colher de sobremesa de broto de alfafa e folhas de hortelã com um pouco d'água. Coe e beba em jejum". Ainda podem ser feitos "suchás" (chá de ervas com frutas) para queimar gordura. Confira duas ótimas opções, recomendadas por Lucyanna Kalluf:

Couve com hibiscus

- 1 xícara de chá de hibiscus (à venda em casas de produtos naturais)

- 1 folha de couve

- 1 cenoura pequena em rodelas

- 1 colher de gengibre ralado

- 1 colher de mel para adoçar, se quiser

- 1 cubo de gelo

Abacaxi com chá verde

- 1 rodela de abacaxi

- 4 folhas de hortelã

- 1 kiwi

- 1 folha de alface

- 1 xícara de chá verde (à venda em casas de produtos naturais)

- 1 colher de mel para adoçar, se quiser

- 1 cubo de gelo

Faça a infusão da erva seca (duas colheres de chá para uma xícara de água fervente), por três minutos. Depois, misture tudo no liquidificador, bata e coe para beber.

Exercícios físicos

Hora de malhar! Para queimar a barriga, nada melhor que incluir atividades aeróbicas e de força na sua rotina. O professor de educação física Felipe Barboza, da academia A! Body Tech, no Rio de Janeiro, garante que essa dupla, se feita com regularidade e moderação, é o caminho para conquistar um corpo mais leve, curvilíneo e definido para o verão. "É sempre bom lembrar que a perda de gordura não é localizada, ou seja, essa 'vilã' infelizmente é armazenada em nosso corpo de forma localizada. Na hora de eliminá-la, porém, a queima não é localizada e sim sistêmica. De qualquer forma, precisamos 'derreter' esse excesso, e para isso é necessário combinar uma dieta equilibrada, atividade física regular e até mesmo alguns procedimentos estéticos", reforça ele.

Exercícios aeróbios: Podem ser caminhadas ou corridas, por exemplo. Segundo Barboza, as recomendações quanto à duração, intensidade e freqüência semanal variam de acordo com o nível de condicionamento. "O ideal é que sejam feitos de maneira progressiva, após um início com dias alternados e duração entre 10 e 20 minutos. Aí, a caminhada ou corrida deve ser realizada quatro ou cinco vezes por semana, com duração entre 45 e 60 minutos e com intensidades moderada e forte", recomenda.

Exercícios de força: Os exercícios que podem ajudar numa melhor postura abdominal são os indicados, como os abdominais e os paravertebrais. "A série de exercícios abdominais deve fortalecer não só o reto (parte central) e os oblíquos, mas também o transverso do abdômen", ensina Barboza. Os exercícios de força devem ser feitos de dois a três dias por semana, alternando-os e dando um breve descanso entre as séries. Respirar adequadamente também é importante durante as repetições. Se não puder ir à academia, faça em casa mesmo: deitada de costas, tente levantar o tronco reto (coluna ereta sempre!) e as pernas estendidas ao mesmo tempo, apoiando-se nos ossos do bumbum. Fique alguns segundos nesta posição, com o abdômen contraído, e repita o mesmo até dez vezes, dia sim, dia não.

fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário