BUSCA / O QUE VOCÊ PROCURA? DIGITE E ENCONTRE AQUI

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cuidados específicos para pele negra

A pele negra possui características fisiológicas peculiares que tem impacto considerável nos cuidados diários, bem como na realização de tratamentos cosméticos. A dermatologista Dra. Luciana Conrado (CRM-SP 67597), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), mestre e doutora em dermatologia, relata que uma das principais diferenças da pele negra em relação à pele clara é a maior produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. “Isso diminui a propensão aos tumores cutâneos, pois a melanina funciona como um protetor solar natural e minimiza os efeitos deletérios da radiação ultravioleta, como o fotoenvelhecimento”.

Outra característica deste fototipo é que as camadas cutâneas estão fortemente unidas em uma estrutura rígida que a torna mais firme e resistente do que a pele branca, minimizando o aparecimento de rugas, flacidez e celulite. Porém, essas características não protegem a pele negra dos raios solares, sendo indispensável o uso de protetores.

A pele negra também tem maior tendência à oleosidade e ao desenvolvimento de acne, pois suas glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo.

Dentre as patologias mais comuns da pela negra está a chamada “dermatose papulosa nigra”, lesões que são pequenos pontos acastanhados a negros, elevados que surgem na face. Este problema acomete entre 35% e 77% das pessoas negras e pode ter transmissão genética. No entanto, o tratamento é simples: com cauterizações ou curetagem pode-se resolver o problema, tendo muito cuidado para não desenvolver outras manchas na tentativa de remover a lesões.

CUIDADOS E TRATAMENTOS

Na pele negra recomenda-se higienizar o rosto duas vezes ao dia, preferencialmente com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas. O ressecamento da pele do corpo favorece o aparecimento de manchas mais claras, esbranquiçadas. Portanto, não se pode descuidar da hidratação diária, especialmente nas regiões mais ressecadas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros “esfoliantes” que possam agredir a pele, causando maior ressecamento.

Tomante estes e outros cuidados, você estará sempre com a pele linda e saudável, para arrasar em todas as estações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário